Comissão dos direitos humanos da Câmara pede prisão de Cláudio Castro
Parlamentares pedem apuração sobre possível responsabilidade penal do governador, diante operação que deixou mais de 100 mortos.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu que a Procuradoria-Geral da República opine sobre a possibilidade de ser decretada a prisão preventiva do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), em razão da operação policial realizada na zona norte da cidade, que deixou mais de 120 mortos.
A peça, encaminhada ao procurad0r-geral Paulo Gonet, afirmou que há fortes indícios de que a operação “extrapolou os parâmetros de legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos humanos, resultando em graves violações ao direito à vida e à integridade física de pessoas que habitam as comunidades afetada”.
A comissão afirmou ter recebido denúncias de moradores e organizações da sociedade civil que relatam pessoas mortas a facadas e com tiros pelas costas, o que indica possíveis execuções sumárias, o que reforça a necessidade de imediata apuração e criminal independente.
Comentários (0)