Obras do trem entre SP e Campinas começam em maio de 2026
A construção será iniciada pelo trecho entre Jundiaí e Campinas, considerado greenfield — ou seja, uma obra feita do zero, segundo Pedro Moro, CEO da TIC Trens.
As obras do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas começarão em maio do próximo ano, segundo Pedro Moro, CEO da TIC Trens, concessionária responsável pela construção e operação do primeiro ramal entre cidades do estado de São Paulo, além da gestão da Linha 7-Rubi.
"Vamos protocolar o pedido de licença ambiental para esse trecho em breve", afirma Moro, o 21º entrevistado do EXAME Infra, podcast realizado pela EXAME em parceria com a empresa Suporte.
A construção será iniciada pelo trecho entre Jundiaí e Campinas, considerado greenfield — ou seja, uma obra feita do zero.
O maior desafio da construção está no trecho entre Jundiaí e São Paulo, cuja execução está prevista para começar em abril de 2027. Essa parte da linha impactará diretamente a Linha 7-Rubi, exigindo intervenções em estações já existentes.
"Começamos com algumas intervenções em estações que já conseguimos executar sem impacto do TIC. Para a passagem do TIC e das cargas, será preciso mudar ou ampliar os acessos da estação para outros lados", afirma.
Moro detalha ainda que o projeto tem longa data. Versões anteriores, discutidas por gestões passadas do governo de São Paulo, chegaram a prever que o traçado passaria próximo a rodovias estaduais.
"É um projeto que vem sendo rediscutido desde os anos 1990. Tinha uma proposta superinteressante que era fazer no leito da rodovia dos Bandeirantes", diz.
Comentários (0)